segunda-feira, 18 de abril de 2011

Descontrole emocional

Ciúme: s. m. 1. Receio ou despeito de certos afetosafetos alheios não serem exclusivamente para nós. 2.  Inquietação mental causada por suspeita ou receio de rivalidade no amor ou em outra aspiração. 3. Vigilância ansiosa ou suspeitosa nascida dessa inquietação. 4. Sentimento doloroso que as exigências de um amor inquieto, o desejo de posse da pessoa amada, a suspeita ou a certeza de sua infidelidade fazem nascer em alguém. (Dicionário da Língua Portuguesa).
Ciúme: É a dor da perda que não aconteceu e se espera que jamais aconteça. É sofrimento antecipado, é angústia anunciada. É a saudade que aperta, é a dúvida que desperta. Nunca pensei que pudesse me sentir assim, tão dominada por esta estranha sensação, que não sei bem se pode ser chamada de emoção. É difícil descrever o que sinto, então. Sem entender bem o que se passa em minha mente, sem medir a dimensão do amor que bombeia meu coração, eu disfarço. Escondo essa louca vontade de ser sua dona e ter você só para mim, porque sei que ciúme pode ser ruim. Com um medo irracional de que as incertezas desse mundo superem a certeza do nosso amor, eu controlo esse impulso avassalador. Sem precisar provar mais nada, esse ciúme, que me perturba e muitas vezes me atrapalha, deixa claro o que o orgulho nunca me permitiu dizer: “Eu amo tanto você”.


Priscilla Crusoé.

2 comentários:

  1. Será que o ciúme é uma emoção (entendendo por emoção àquilo que foge de conceituação racional), por sua natureza, ruim? Ou será que esse caráter negativo é uma convenção da sociedade, para "culpar" os que muito sentem?

    Vejo-o mais como uma conseqüência de ser intenso em muitos sentimentos, e dele sou muito vítima (talvez por sentir demais algumas coisas).

    Btw, obrigada por ler (e comentar em) meu blog :)

    ResponderExcluir
  2. Patti!! Adorei seu comentário!! Acho que vc entendeu bem o que eu pensava quando escrevi esse texto.. E eu agora estou acompanhando o seu blog tbm hehe!! Obrigada por continuar lendo e comentandoo aqui!! Beijoo :)

    ResponderExcluir